• Compartilhar

CIEDS participa da Semana da Ed.Infantil em Madureira

Notícia
2 setembro 2013
CIEDS participa da Semana da Ed.Infantil em Madureira

O Parque de Madureira, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, se tranformou em um palco de atrações artísticas e atividades lúdicas durante a “Semana da Educação Infantil”, promovida no último domingo, 25, pela  Secretaria Municipal de Educação – SME e Gerência de Educação Infantil - GEI. O projeto Orientador Familiar, executado pelo CIEDS, também esteve presente no evento, apresentando o trabalho desenvolvido em 10 creches da zona oeste da cidade.

Com entrada gratuita, crianças, acompanhadas dos responsáveis, assistiram aos shows dos cantores de gênero infantil Bia Bedran e Zé Zuca, além do espetáculo realizado pelo Circo Marcos Frota.  O evento contou com um público de mais de 2 mil pessoas, dentre profissionais das áreas de saúde e educação, que  trocaram experiências a fim de discutir o desenvolvimento da primeira infância.

O projeto Orientador Familiar, com o apoio de representantes das CRE’s e funcionários das creches, aproveitou o momento para tirar dúvidas das famílias sobre o que é o PIC (Primeira Infância Completa) – programa criado pela SME como modelo alternativo e complementar de atendimento a crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses que não estão matriculadas em creche ou Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI). Além de explicarem detalhadamente como é feito o trabalho do Orientador Familiar, incluindo a visita domiciliar, que aborda a cada encontro temas diversos, de acordo com as necessidades particulares de cada família.

Dayse Gomes Martins, diretora adjunta da Creche Municipal José Felix, localizada em Senador Camará, elogiou o evento e as ações do projeto Orientador Familiar com as famílias e a integração com creches atendidas. 

“O evento foi ótimo, pois as crianças e as famílias puderam conhecer um outro espaço da cidade, utilizado também para lazer. O projeto é muito bom, pois orienta as famílias, trabalhando os temas junto com a creche. As mães elogiam bastante as visitas e sempre perguntam quando será o próximo encontro”, completou Dayse.

Em sua 2ª edição, a Semana da Educação Infantil, contou com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e outras instituições. O evento tem como objetivo chamar a atenção da sociedade carioca para a primeira infância, fase da vida em que a criança está em pleno desenvolvimento físico, emocional e social.

Foto: Nathacha Ferreira