• Compartilhar

CIEDS no Grupo Consultivo da Sociedade Civil do BID

Notícia
22 agosto 2017
CIEDS no Grupo Consultivo da Sociedade Civil do BID

Os Grupos Consultivos da Sociedade Civil (ConSOCs) são uma plataforma de colaboração e consulta permanente promovida pelo Grupo BID e integrada por um grupo de organizações da sociedade civil (OSCs) em cada país. As organizações são selecionadas com base no trabalho que desenvolvem e na correlação que mantém com um ou mais pilares da estratégia de desenvolvimento acordados com os governos de cada país membro.

O ConSOC do BID é um fórum para troca de informações, fortalecimento do diálogo e consultas contínuas entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento e organizações da sociedade civil (OSCs) que sejam pertinentes ao seu trabalho nos países em que ele opera.

São objetivos do CONSOC:

- Obter feedback de OSCs quanto à participação do BID, para melhorar o impacto do BID no desenvolvimento social e econômico do país.

- Aumentar a quantidade e qualidade das interações do BID com as OSCs do país a fim de (i) melhorar o entendimento mútuo das funções, limitações e desafios de ambos os atores;  (ii) identificar oportunidades para colaboração mútua; (iii) estimular um diálogo informado, crítico e construtivo com as OSCs em várias áreas de trabalho do Banco.

Para Vandré Brilhante, Diretor-Presidente do CIEDS, essa é uma oportunidade ímpar para contribuir com o fortalecimento do Terceiro Setor na América Latina, especialmente no Brasil e ainda dialogar sobre como implementar políticas públicas mais eficazes e criativas. 

Para o CIEDS integrar o ConSOC é uma grande responsabilidade e também reconhecimento dos vinte anos de trabalho colaborando com a construção de uma sociedade mais justa e mais democrática.

Conheça as outras 13 organizações selecionadas em: www.iadb.org