• Compartilhar

CIEDS e Ipiranga firmam parceria

Notícia
7 outubro 2013
CIEDS e Ipiranga firmam parceria

Foi percebendo a necessidade da formação de lideranças locais, a partir de informações coletadas em pesquisas feitas com os moradores de Jardim Santana, em Presidente Prudente, São Paulo, que a Ipiranga, com a gestão do CIEDS, está iniciando este ano o projeto “Lideranças Locais – Presidente Prudente”.

Assim como em diversas regiões do Brasil, a cidade de Presidente Prudente possui desigualdades sociais, que resultam em grandes bolsões de pobreza em áreas distantes do centro urbano de comércio e de serviços, como é o caso do bairro Jardim Santana. Visando fomentar o capital social, CIEDS e Ipiranga por meio de três ciclos de workshops formativos e informativos, irão formar e capacitar líderes locais nas seguintes temáticas: redes locais, meio ambiente/sustentabilidade e capital social.

O projeto busca a mudança do cenário sócioeconômico dos moradores de Jardim Santana, contribuindo para que as lideranças se associem em torno de projetos comuns e possam discutir e promover ações de  fortalecimento de práticas de negociação e de articulação em rede, que favoreçam o desenvolvimento local.

Para o CIEDS, o investimento no fortalecimento do capital social local é uma das alternativas que se demonstram mais efetivas para o desenvolvimento da região. Assim como a  Ipiranga, nova parceira da instituição,  acredita na força da iniciativa privada como um importante agente provedor e transformador da sociedade.

Campanhas Locais

O projeto prevê também a realização de  campanhas locais. Estas  campanhas  têm como objetivo mobilizar os participantes em torno de um objetivo comum, além de possibilitar que de forma prática eles possam organizar uma ação e vivenciar as etapas de realização da mesma (planejamento, execução, monitoramento e avaliação).