• Compartilhar

CIEDS e INVEPAR reúnem líderes comunitários para discutir temas da Rio+20

Notícia
30 maio 2012
CIEDS e INVEPAR reúnem líderes comunitários para discutir temas da Rio+20

Ontem, dia 29 de maio, representantes de países de todo o mundo se encontraram na sede da ONU em Nova York para a última rodada de negociações sobre o documento final da Rio+20. Ao mesmo tempo, o Workshop “Nossa Rio+20 – A Comunidade que Queremos”, organizado pelo Cieds em parceria com a Invepar e o Instituto Invepar, reuniu, do outro lado do mundo, cerca de 50 líderes comunitários do Rio de Janeiro para discutir problemas e pensar soluções para comunidades, cidades e países mais sustentáveis.

A terceira rodada de conversas em Nova York uniu delegados de 193 países-membros da ONU para discutir as 80 páginas do texto-base do documento que será votado, no Rio, para a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Ao contrário das expectativas e dos pedidos do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o texto não recebeu a urgência necessária e o quadro geral não teve nenhum destaque, permanecendo todas as atenções para os interesses específicos de cada um dos países.

Já na sala de convenções da Faculdade Estácio de Sá do Shopping Nova América, o Workshop “Nossa Rio+20- A Comunidade que Queremos” foi totalmente diferente. As discussões levantaram dificuldades globais e encontraram pontos de convergência entre os problemas das comunidades cariocas, pensando, assim, possíveis soluções para três níveis: comunidade, cidade e país.

Através do resultado das atividades realizadas, os organizadores irão produzir um documento com os apontamentos de possíveis soluções sugeridas pelas lideranças. Este documento deverá ser entregue á ONU, para que as recomendações sejam incluídas na pauta de discussões da Rio+20.

A mídia esteve presente para a cobertura do evento. Você pode ver matérias também em:
http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-2a-edicao/t/edicoes/v/moradores-de-comunidades-do-rio-se-reunem-para-discutir-problemas-debatidos-na-rio-20/1969349/

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-rio/t/edicoes/v/moradores-de-60-comunidades-discutem-solucoes-para-o-desenvolvimento-sustentavel/1969908/

http://www.sidneyrezende.com/noticia/172632+comunidades+do+rio+participam+de+evento+de+sustentabilidade+antes+da+rio+20