• Compartilhar

CIEDS capacita Orientadores Familiares para atuação em 10 comunidades cariocas

Notícia
16 abril 2012
CIEDS capacita Orientadores Familiares para atuação em 10 comunidades cariocas

As creches existem desde o século XIX e surgiram com a finalidade de abrigar crianças cujos pais estavam na guerra e as mães trabalhavam fora. Porém, ao contrário do que grande parte das pessoas pensa, as creches não foram instituídas para ocupar o lugar dos pais e exercer todas as suas funções, e sim para dar apoio às famílias em uma das fases mais importantes na formação de um cidadão: a primeira infância.

A creche é fundamental, pois auxilia no desenvolvimento de capacidades físicas, psíquicas, emocionais, corporais e éticas das crianças e ajuda os pais na fase de formação de seus filhos, não substituindo os papeis fundamentais que só concernem à família, mas colaborando para a concretização de um processo educacional completo e agregador.

O Projeto Piloto Orientador Familiar, executado pelo Cieds em parceria com a Fundação Itaú Social e a Prefeitura do Rio de Janeiro, vem estreitar os laços creche-família-comunidade e unir essas três esferas fundamentais ao desenvolvimento. O projeto, que deu seus primeiros passos em abril, começará a atuar em 10 comunidades cariocas a partir de maio.

O Projeto Orientador Familiar tem o objetivo de capacitar 10 orientadores familiares que terão como objetivo principal levar as famílias para o ambiente da creche e vice-versa. A ideia é viabilizar o diálogo, a promoção da educação e dos direitos da infância, tornando o desenvolvimento das crianças –dentro e fora de casa- assunto importante no cotidiano dos familiares.