• Compartilhar

CIEDS apoia Rio Cidade de Comércio Justo e Solidário

Notícia
1 julho 2015
CIEDS apoia Rio Cidade de Comércio Justo e Solidário

No próximo sábado, dia 04 de julho, será lançada a campanha "Rio Cidade de Comércio Justo e Solidário", coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário (SEDES) com apoio do CIEDS. A campanha envolverá toda a cidade para a valorização do consumo de produtos sustentáveis com o objetivo de conquistar a chancela internacional de "Cidade de Comércio Justo e Solidário".

Para receber a chancela, o Rio de Janeiro precisará cumprir algumas metas. Dentre elas, a garantia de que produtos sustentáveis e certificados como Comércio Justo sejam facilmente encontrados. A meta é que a cidade ultrapasse 120 pontos de comercialização.

Outras ações que fortalecem a Economia Solidária e o Comércio Justo já vêm sendo desenvolvidas, como a implementação de políticas públicas que estimulam a produção de produtos artesanais como brinquedos, roupas e acessórios por pequenos produtores através do Rio Ecosol. Esse projeto promove um ambiente favorável para a prática dessa alternativa econômica em três comunidades cariocas, tendo o CIEDS como instituição responsável pela formação dos mais de 1.300 artesãos.

Atualmente, existem aproximadamente 1.600 cidades certificadas em 25 países. No Brasil, a cidade de Poços de Caldas é a primeira e única certificada. A chancela internacional começou a ser realizada em 2002 na Inglaterra e já reconheceu importantes capitais mundiais, como Londres, Amsterdã, Roma, Paris e Madri.