• Compartilhar

CIEDS apoia construção de rede pela educação no Vale do Sabugi (PB)

Notícia
25 novembro 2022
CIEDS apoia construção de rede pela educação no Vale do Sabugi (PB)

Localizados num raio de apenas 50 km, numa região conhecida como Vale do Sabugi, na Paraíba, os municípios de Santa Luzia, Junco do Seridó e São José do Sabugi têm muito em comum. Por meio do diálogo e da troca de experiências, suas secretarias de educação agora podem se beneficiar disso para criarem soluções em prol de seus desenvolvimentos. As três tiveram a oportunidade de compartilhar suas vivências e seus trabalhos, em encontros que contaram com a mediação da frente de assessoria do Balcão de Ideias e Práticas Educativas, iniciativa da parceria entre o CIEDS e o Instituto Neoenergia. 

O projeto possui três frentes de atuação: formação, em que são realizados processos formativos para professores e gestores escolares, com cursos voltados para o trabalho com educação infantil, ensino fundamental e gestão escolar; autoformação, na qual são ofertados cursos gratuitos e abertos a educadores de todo o Brasil; e assessoria, em que é realizada uma formação focada nos gestores educacionais (Secretário/as de Educação e equipe técnica gestora) e personalizada para atender as demandas de cada território. O objetivo é minimizar as desigualdades e a defasagens dos estudantes, por meio do apoio no alcance de metas dos Planos Municipais de Educação. 

“Como em cada uma das redes assessoradas pelo Balcão de Ideias e Práticas Educativas, na Paraíba, as três redes atendidas recebem de nós um tratamento individualizado e customizado, através da escuta ativa e de ferramentas sociais, com a função de ajudar, ajustar e inovar em prol da educação. Com a proximidade territorial, surgiu a possibilidade de um planejamento de ações articuladas a fim de atender aos estudantes de forma sólida e integrada. Três secretarias unidas pensando o futuro da educação na região", comenta Martha Stussi, Coordenadora de Projetos Sociais do Instituto Neoenergia. 

Nathacha Ferreira, Coordenadora de Projetos no CIEDS, completa: "A assessoria possui uma estrutura que contempla a realização de um diagnóstico da rede e do território, considerando o levantamento de dados e indicadores e a revisão do Plano Municipal de Educação. Em seguida, segue com monitoramento e implementação de ações prioritárias". 

No caso da rede de educação de Santa Luzia, o foco foi a revisão e a construção de Projetos Políticos Pedagógicos das unidades escolares. "O Balcão de Ideias deixou a equipe à vontade para sugerir outras questões. Essa abertura nos permitiu ter acesso a um conteúdo abrangente", conta Maria de Fátima Sales Dantas, secretária municipal de educação de Santa Luzia. 

Ela ainda reforçou a importância da construção em rede com as demais secretarias e de como, a partir do trabalho de assessoria, o município conseguiu avançar em desafios: "Foi uma experiência muito boa, porque juntou toda a rede do Vale do Sabugi na troca de experiencias. Pudemos ouvir o que cada rede trabalhou e suas práticas exitosas. Todos passaram a ter mais conhecimento. Em nosso caso, para o diagnóstico das escolas, conseguimos aumentar a participação de alunos, professores e famílias – este último público é o mais difícil". 

Já na rede de educação de Junco do Seridó, o Balcão de Ideias apoia a Secretaria de Educação no monitoramento do Plano Municipal de Educação e no fomento à intersetorialidade, tendo iniciado um planejamento conjunto com as secretarias de saúde e finanças. 

"Nosso trabalho, junto com o CIEDS e com o Instituto, é de conscientização e informação sobre o monitoramento do Plano Municipal de Educação do município. Ele foi criado em 2015 e tem vigência até 2025. De 2 em 2 anos, temos o monitoramento para ser executado. O Balcão de Ideias e Práticas Educativas veio, esse ano, para nos ajudar com isso. Foi uma experiência exitosa, porque nos trouxe informações sobre como proceder, enquanto secretaria, para realizar esse monitoramento. A intersetorialidade entre secretarias do município foi uma das formas mais exitosas. Quando a gente se reúne, coloca todos os dados que necessita em debate e chega a um propósito em comum", explica Mariana de Medeiros Nóbrega, secretária municipal de educação de Junco do Seridó. 

Por fim, em São José do Sabugi, é realizada a elaboração de uma proposta curricular da rede, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o referencial curricular da Paraíba. 

"Iniciamos no Balcão de Ideias com a formação para professores. Depois, para a equipe gestora das escolas. E, agora, estamos com a assessoria. Proporcionou muito conhecimento para a nossa rede. O curso de gestão foi excelente. O CIEDS parece que já vive aqui e já conhece a nossa realidade. Isso ajudou bastante. Estamos só crescendo enquanto profissionais, e nossa rede melhorou", conta Charlene Araújo de Andrade Costa, secretária municipal de educação de São José do Sabugi. 

E completa: "O Balcão de Ideias veio com essa proposta de juntar as secretárias, para a gente refletir sobre a nossa prática e os municípios conseguirem trocar experiências um com outro. Faz anos que a gente é vizinhos e nunca teve a oportunidade de sentar. Foi um encontro muito bom e a gente está pedindo bis. Trouxe bastante conhecimento". 

Além da Paraíba, a frente de assessoria do Balcão de Ideias e Práticas Educativas ainda atua nas redes de educação da Bahia (Itaparica e Itapebi), do Rio Grande do Norte (Rio do Fogo) e de São Paulo (Francisco Morato). Em virtude de sua metodologia customizada, possui diferentes ações em andamento em cada uma das redes, mas todas no âmbito dos Planos Municipais de Educação.