• Compartilhar

CIEDS adere ao Pacto do Rio

Notícia
19 dezembro 2014
CIEDS adere ao Pacto do Rio

Às vésperas de comemorar 450 anos, o Rio de Janeiro recebe de aniversário o Pacto do Rio, projeto do IPP - Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos – que tem como objetivo criar uma rede que una setores público e privado, academia e sociedade civil em prol da melhoria da qualidade de vida da população carioca, através de uma cidade mais integrada.

A cerimônia de lançamento do Pacto pelo Rio aconteceu na última quarta-feira, dia 17 de dezembro no Museu de Arte do Rio (MAR), e foi marcada pela presença de representantes de diferentes instituições signatárias do pacto, como CEBDS, Fórum Nacional, Cooperliberdade, Meu Rio, Coca Cola, Rio Como Vamos, Light, Nissan, ISER, CIEDS e outros.

O Pacto, que pretende ser uma rede compartilhada, autorregulada,  autofinanciada e apartidária que reúne compromissos articulados entre os setores, com base em informação qualificada e compartilhada para promover e monitorar o desenvolvimento sustentável da cidade do Rio de Janeiro.

“A gente quer fazer do Rio um estudo de caso mundial em termos de cidade sustentável, que elabora e monitora seus indicadores com total transparência para a sociedade civil”, disse Eduarda La Rocque, presidente do IPP.

Cerca de 50 empresas e instituições já aderiram ao Pacto, que formará grupos de trabalhos temáticos para discutir áreas como educação, cultura, esporte e mobilidade urbana. Para o CIEDS, participar do Pacto é mais uma vez mostrar o compromisso pela cidade. “Para o CIEDS participar do Pacto do Rio é mais uma vez colocar em prática o compromisso que temos pelo Rio de Janeiro e pelo Brasil. Assim como o Pacto, acreditamos que só é possível gerar prosperidade para todos a partir de redes de parcerias. Este pacto vem em boa hora para juntarmos todos os seguimentos em prol do bem comum” Diz Marcia Florencio, coordenadora executiva do CIEDS, que esteve presente no lançamento, consolidando o compromisso do CIEDS com a iniciativa.

Imagem: Sérgio Costa e Wellington Valsechi (Retirada do site da G1)