• Compartilhar

CIEDS acompanha evento que discute legado da Copa e das Olimpíadas no Brasil

Notícia
20 agosto 2012
CIEDS acompanha evento que discute legado da Copa e das Olimpíadas no Brasil

Nos próximos anos, o Brasil será o protagonista de dois grandes eventos esportivos: Copa do Mundo da FIFA (2014) e Olimpíadas/Paraolimpíadas (2016). Com eles, muitas oportunidades se abriram, mas muitas fragilidades ficaram mais aparentes. Agora o momento é de formar alianças intersetoriais para o desenvolvimento de ações em todas as áreas, principalmente, em infraestrutura e mobilidade urbana, além do esporte. É tempo de estabelecer metas e prazos com muita transparência, visando a construção de um legado que transcenda os eventos. Cabe as pessoas e as organizações sociais o monitoramento do processo a fim de garantir que o legado seja positivo. Em ano eleitoral, nas cidades-sede dos jogos, o debate ganha destaque, pois o próximo prefeito deve levar essas reflexões à prática do seu governo.

Em São Paulo, no dia 1º. de agosto, a ONG Atletas pela Cidadania, o Instituto Ethos - por meio do projeto Jogos Limpos, a Rede Nossa São Paulo e a Rede Brasileira de Cidades Sustentáveis, em parceria com a Fundação Avina e apoio da Cidade Escola Aprendiz, do Instituto Trata Brasil, do UNICEF-Brasil e da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SO e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e o Voto Consciente promoveram  o evento “Copa e Olimpíadas: qual legado a sua gestão vai deixar para a cidade?”. Foram convidados os candidatos e as candidatas à prefeitura de São Paulo para assinarem três termos de compromissos: Pacto pela Transparência (transparência nos gastos públicos), Programa Cidades Sustentáveis (ações para o desenvolvimento sustentável) e o Termo de Compromisso Cidades do Esporte (garantia do acesso ao esporte pela população). O CIEDS esteve presente, representado por Claudia Frazão, Coordenadora Executiva Adjunta, Maysa Ribeiro, Analista de Comunicação e Thiago Godoi, Analista de Projetos. Todos acompanharam os pronunciamentos dos organizadores do evento e dos candidatos e das candidatas que lá compareceram: Ana Luisa Figueiredo (PSTU), Carlos Giannazi (PSOL), Eymael (PSDC), Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB), Miguel Manso (PPL) e Soninha Francine (PPS).

Segundo Claudia Frazão, as palavras do coordenador do UNICEF - São Paulo, Silvio Kaloustian, confirmam a posição do CIEDS em relação ao que a sociedade deve conquistar com a Copa e as Olímpiadas/Paraolimpíadas. No discurso, Kaloustian citou o slogan que norteia as ações do UNICEF no Brasil pelo esporte seguro e inclusivo: quando todo mundo joga junto, todo mundo ganha. “É urgente que o projeto do legado social dos grandes eventos caminhe ao lado dos investimentos em infraestrutura para a realização das competições. E isto ainda não está acontecendo”, afirmou.

Para o CIEDS, os termos de compromissos tratam de assuntos relevantes e que precisam de soluções de todos os segmentos da sociedade e, em especial, contar com o respaldo dos governos municipais e com o nosso acompanhamento. Atualmente, o CIEDS participa do coletivo Brasil Aberto, iniciativa que integra a Parceria para Governo Aberto (PGA) e está junto com muitos parceiros na busca pelo legado positivo dos megaeventos para a sociedade brasileira.

Foto: Portal Aprendiz