Cidade sob o sol

16/07/2018

Projeto Apodi Valley mapeia potencialidades da cidade de Quixeré (CE) para que seus moradores possam realizar empreendimentos de impacto social

No coração da região Nordeste, conhecida por suas praias, seu clima quente e o sol que brilha o ano todo, foi encontrado um local perfeito para a geração de energia solar. A cidade de Quixeré, no interior do Ceará, receberá painéis solares que prometem abastecer muito mais do que a região.

Mas como garantir que a geração de energia, atividade que movimenta pessoas e recursos, cause impactos positivos na comunidade? O CIEDS foi escolhido pela Scatec, empresa responsável pela instalação das placas fotovoltaicas em Quixeré, para o desafio. Surgiu assim o projeto Apodi Valley, que mapeia as oportunidades e as necessidades presentes na região.

“A empresa entende que as oportunidades de Quixeré estão além da planta solar e podem ser viabilizadas pelos próprios moradores”, diz Loren Almeida, coordenadora do projeto no CIEDS.

A iniciativa olha para o potencial da cidade com um olhar crítico, buscando e pensando em empreendimentos produtivos que sejam adequados para Quixeré e que possam ser desenvolvidos pela sua população, por meio de uma ação empreendedora.

Entrevistas em profundidade já foram realizadas na cidade para traçar um panorama do território. Atualmente, o projeto está em processo de selecionar uma equipe de mobilizadores locais e de compartilhar informações com a comunidade.

Após as pesquisas iniciais do projeto será hora de dar o próximo passo. Oficinas serão realizadas com os moradores para que eles mesmos possam identificar os potenciais econômicos e as carências de serviços da região. A partir daí, serão convidados a criar novos negócios, que serão avaliados e possivelmente impulsionados por meio do recurso semente da Scatec.

“A região do Vale do Apodi já foi palco de inúmeros ciclos econômicos que se esgotaram e agora temos a oportunidade de, junto com a população, o poder público e o setor produtivo pensar um futuro empreendedor para a cidade de forma coletiva e participativa”, finaliza Loren.

É o empreendedorismo iluminando o futuro da cidade de Quixeré.

 

Autor: Victoria Guimarães