• Compartilhar

Cidade sob o sol

Notícia
16 julho 2018
Cidade sob o sol

No coração da região Nordeste, conhecida por suas praias, seu clima quente e o sol que brilha o ano todo, foi encontrado um local perfeito para a geração de energia solar. A cidade de Quixeré, no interior do Ceará, receberá painéis solares que prometem abastecer muito mais do que a região.

Mas como garantir que a geração de energia, atividade que movimenta pessoas e recursos, cause impactos positivos na comunidade? O CIEDS foi escolhido pela Scatec, empresa responsável pela instalação das placas fotovoltaicas em Quixeré, para o desafio. Surgiu assim o projeto Apodi Valley, que mapeia as oportunidades e as necessidades presentes na região.

“A empresa entende que as oportunidades de Quixeré estão além da planta solar e podem ser viabilizadas pelos próprios moradores”, diz Loren Almeida, coordenadora do projeto no CIEDS.

A iniciativa olha para o potencial da cidade com um olhar crítico, buscando e pensando em empreendimentos produtivos que sejam adequados para Quixeré e que possam ser desenvolvidos pela sua população, por meio de uma ação empreendedora.

Entrevistas em profundidade já foram realizadas na cidade para traçar um panorama do território. Atualmente, o projeto está em processo de selecionar uma equipe de mobilizadores locais e de compartilhar informações com a comunidade.

Após as pesquisas iniciais do projeto será hora de dar o próximo passo. Oficinas serão realizadas com os moradores para que eles mesmos possam identificar os potenciais econômicos e as carências de serviços da região. A partir daí, serão convidados a criar novos negócios, que serão avaliados e possivelmente impulsionados por meio do recurso semente da Scatec.

“A região do Vale do Apodi já foi palco de inúmeros ciclos econômicos que se esgotaram e agora temos a oportunidade de, junto com a população, o poder público e o setor produtivo pensar um futuro empreendedor para a cidade de forma coletiva e participativa”, finaliza Loren.

É o empreendedorismo iluminando o futuro da cidade de Quixeré.