• Compartilhar

Cidade das Crianças Recebe o Jovem Cidadão

Notícia
10 dezembro 2003
Cidade das Crianças Recebe o Jovem Cidadão

“Mais uma vez, obrigada por todo respeito e dignidade que vocês estão plantando no coração desses jovens através do programa, e por, apresentar a eles, a possibilidade de uma sociedade mais humana. Parabéns a todos vocês, coordenadores, apoio, escritório, que tudo fizeram para proporcionar um dia ‘diferente’ e alegre para esses meninos”. O agradecimento da professora enviado à equipe do CIEDS, executor do Projeto, é a melhor expressão do sucesso do encontro dos 2000 jovens do Juventude Cidadã.

Os alunos levaram para a Cidade das Crianças as doações recolhidas na ação comunitária, que foram entregues a instituições de proteção e assistência social. Para a entrega dessas doações, o Projeto promove um grande “encontrão”, que ajuda na integração dos grupos e das equipes e se transforma num bom momento de socializar informações e conceitos. O Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Medina, prestigiou o evento, que contou também com a presença de Rafael Farias e Jurandir Oliveira, da equipe coordenadora do Projeto na SMTE .

O ritmo de animação foi dado pelo primeiro show, com o grupo Sol Maior, composto por colaboradores da ATA. Em seguida subiu ao palco o grupo Brasil Nagô indicado pelo CIEDS, e que fechou o evento com chave de ouro. Houve também distribuição de brindes, como prêmio pelas tarefas realizadas no palco com os alunos. Juventude Cidadão - integrando jovens de todo o Rio Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro é a coordenadora do Projeto Juventude Cidadã, que integra o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego – PNPE, do Governo Federal, e está sendo implementado pelo CIEDS e pela ATA, Apoio ao Trabalhador Autônomo.

O Projeto oferece qualificação profissional a 7.000 jovens cariocas entre 16 e 24 anos, em 234 turmas abertas em todas as regiões da cidade - de Sepetiba ao Centro. O Projeto proporciona 600 horas de formação que vão garantir uma base sólida para a inclusão e permanência dos jovens no mercado de trabalho. E a formação vai além da oferta de conteúdos específicos da profissionalização. O jovem entra em contato com outros conteúdos fundamentais para sua formação, como o incentivo ao aumento da escolaridade, a participação comunitária e a formação para a cidadania, com discussão de temas como direitos humanos, ética e diversidade.