• Compartilhar

Ciclo de Palestras Shell Iniciativa Jovem 2012 chega ao fim

Notícia
22 outubro 2012
Ciclo de Palestras Shell Iniciativa Jovem 2012 chega ao fim

Na terça-feira passada (16/10) o Programa Shell Iniciativa Jovem realizou a última edição do seu Ciclo de Palestras 2012, tendo um convidado especial para o encerramento com chave de ouro. O evento, que ocorreu no auditório principal da Universidade Gama Filho, contou com a apresentação de Alan James, jovem que participou do Programa e que é sócio e fundador da Biruta Ideias Mirabolantes, empresa referência no setor de mídias criativas do país, onde atualmente exerce a função de diretor de inovação.

O Ciclo de Palestras promove o encontro de  jovens com grandes empreendedores, os quais, de algum modo, criaram ou revolucionaram os seus nichos de mercado. Dentro do mundo dos negócios, reconhece-se o impacto positivo que troca de experiências pode acarretar aos empreendedores de mente aberta. Além de passar adiante conhecimentos que se adquirem apenas com a prática, desafia os jovens empreendedores a construir novas ideias e a repensar suas maneiras de gestão.

Os resultados do Ciclo de Palestras foram muito satisfatórios uma vez que gerou um impacto triplo: foi uma ferramenta que inspirou e reanimou os jovens participantes ao longo da atual edição do Programa; os colocou em contato com antigos participantes do Programa e outros empreendedores de sucesso; funcionou como uma eficiente forma de divulgação do Programa para outros públicos, uma vez que todas as palestras foram gratuitas e abertas aos interessados pelos temas.

Porém, o fato que mais marcou a palestra de terça-feira foi que, além de ter sido a última de 2012, destacou o início de uma nova fase do Programa. Após quatro meses de formação teórica relacionada a negócios, etapa denominada Oficina de Projetos, os jovens entregaram um Plano de Negócios para a implementação de seus empreendimentos. Os melhores Planos avaliados por bancas especializadas avançam para próxima fase do Programa: a Feira de Negócios.

A ideia da Feira, que acontecerá no dia 8 de novembro na Firjan, no Rio de Janeiro, é criar um espaço interativo onde os participantes do Programa que tiveram seus planos de negócios aprovados pela Banca Oficial da Oficina de Projetos 2012 possam expor a originalidade de seus empreendimentos, apresentando e trocando conhecimentos com o público, além de receber a visita dos jurados para a escolha dos empreendimentos vencedores para a premiação final, que poderá ser até oito mil reais, para o primeiro colocado.

Entre outras atrações, ao longo da Feira ocorrerá um Painel de Discussão que proporcionará a discussão sobre inovação e integração do mundo de negócios, a partir da ótica de um empreendedorismo sem fronteiras. Como componentes do Painel, haverá a presença de Rafael Liporace, empreendedor da Biruta Ideias Mirabolantes e ex-participante do Iniciativa Jovem; de  Sally Buberman da Wormhole I.T.  representando o Desafío Joven, a versão argentina do Shell LiveWire; e de um representante de uma grande empresa multinacional atenta às tendências do mercado globalizado.
Outra atração da Feira é que ela marcará o lançamento da abertura de inscrições para a turma de 2013.

Para maiores informações: http://www.iniciativajovem.org.br.