• Compartilhar

CIEDS recebe certificação por três tecnologias sociais

Notícia
15 julho 2019
CIEDS recebe certificação por três tecnologias sociais

Neste mês de julho, o CIEDS teve a honra de ter certificados pelo Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social três metodologias aplicadas em seus projetos, sendo elas: Jovens aprendizes em medidas socioeducativas, Juventudes e empreendedorismo e Redes de Territórios Educativos – esta última desenvolvida em parceria com o Itaú Social.

O prêmio tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional, que sejam efetivas na solução de questões relativas a alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.

“Recebemos as certificações com muito orgulho! É um reconhecimento da experiência que temos de 21 anos criando e desenvolvendo programas e projetos que impactam positivamente milhares de pessoas e promovem a prosperidade nos quatro cantos do Brasil. As certificações também validam nosso fazer em rede, pois o Redes de Territórios Educativos foi construído em parceria com o Itaú Social”, disse Vandré Brilhante, Diretor-Presidente do CIEDS.

Já são cinco tecnologias da nossa instituição que recebem esta significativa certificação nas últimas três edições do prêmio. A primeira ocorreu em 2013 para a metodologia “Bairro Educador”, aplicada no Rio de Janeiro, e a segunda aconteceu em 2015 para a “Rede Sustentável de Relacionamento”, em Búzios/RJ.

Mas o que é Tecnologia Social?

De acordo com a FBB, considera-se Tecnologia Social os produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.

É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando uma abordagem construtivista na participação coletiva do processo de organização, desenvolvimento e implementação.

Banco de Tecnologias

O Banco de Tecnologias Sociais é uma base de dados que contempla informações sobre as tecnologias sociais certificadas no âmbito do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Ele apresenta essas soluções para demandas sociais que podem ser consultadas e aplicadas em diferentes lugares. 

As informações sobre as tecnologias sociais abrangem o problema solucionado, a solução adotada, a forma de envolvimento da comunidade, os municípios atendidos, os recursos necessários para implementação de uma unidade da Tecnologia Social, entre outros detalhamentos.


Conheça nossas tecnologias certificadas:

Lista de tecnologias certificadas em 2019
Pesquise no Banco de Tecnologias Sociais da FBB