• Compartilhar

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

Notícia
10 dezembro 2003
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

A homenagem foi concretizada durante uma cerimônia que ocorreu no dia 17 de outubro no próprio CCJ. A solenidade contou com a presença do marido de Dona Ruth, o Presidente Fernando Henrique Cardoso, do governador do Estado de São Paulo, José Serra, do prefeito reeleito, Gilberto Kassab, e da diretora do CCJ, Luciana Guimarães entre outras autoridades.

Durante a cerimônia todos ressaltaram a importância de Dona Ruth para a evolução das políticas públicas voltadas para a juventude e expressaram a alegria que é o espaço receber o nome da antropóloga. “Nós ficamos muito honrados em prestar essa homenagem”, destacou Luciana Guimarães. Muito emocionado, Fernando Henrique agradeceu a todos pela homenagem. Agradeceu em seu nome, em nome da esposa e da família Cardoso.

O Presidente fez questão de enfatizar que a homenagem foi dada não por que Dona Ruth havia sido primeira-dama, mas pelo papel de ela exerceu na sociedade. “O nome de Ruth é dado a essa instituição não por que ela foi esposa do presidente da República, mas por quem ela foi como antropóloga”, disse. Gilberto Kassab ressaltou os resultados positivos acumulados pelo CCJ nos quase três anos de funcionamento, primeiro como Centro de Cidadania da Juventude, depois Centro Cultural da Juventude e agora como Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. “Se a Dona Ruth tivesse que expressar em uma única palavra o que acontece aqui ela certamente diria cidadania”, disse. “Nenhum cidadão almeja sonho maior que marcar seu nome em serviços públicos prestados a população, Dona Ruth alcançou esse sonho”, completou.

José Serra expressou o orgulho que tem do CCJ. “A maior conquista pessoal que tive, quando estive na prefeitura, foi esse Centro. Foi ter transformado um lugar abandonado e perigoso em um espaço que todo paulistano tenha orgulho de usufruir”. Amigo da família Cardoso, o governador Serra ressaltou a importância da homenagem para coroar todo o trabalho desenvolvido por Dona Ruth em prol do país. “Tenho certeza que ela ficaria feliz da vida com a homenagem. Esse Centro vai prosseguir, se não com a presença dela, mas sob sua inspiração”.