• Compartilhar

Catraca Livre e CIEDS trabalham juntos

Notícia
14 fevereiro 2013
Catraca Livre e CIEDS trabalham juntos

Na terça-feira dia 05 de fevereiro a equipe do Catraca Livre São Paulo foi ao Rio de Janeiro apresentar o projeto, que conta com a parceria do CIEDS na versão carioca, para as equipes do Bairro Educador (BE). A apresentação, que fez parte da semana de capacitação do BE, teve o intuito de mostrar como os dois projetos podem trabalhar juntos por uma cidade mais democrática.

O Catraca Livre é um site que reúne oportunidades gratuitas - ou a preço popular- que as cidades oferecem em matéria de eventos, lugares e atividades em cultura, saúde, educação e bem estar. O objetivo do projeto é democratizar a informação e divulgar sobre aquilo que a grande mídia não mostra, tornando os lugares mais acessíveis e acessados.

A ideia de trabalhar junto ao CIEDS se deu pela abrangência e força que a instituição tem no Rio de Janeiro e pelo potencial de articulação que seus profissionais conquistaram nas diferentes regiões em que estão inseridos.

“Nosso objetivo é divulgar espaços e eventos que só quem está no dia a dia das comunidades sabe. O que queremos é difícil, mas é também muito rico. E é aí que contamos com a ajuda do CIEDS.” disse Erika Vieira, editora de conteúdo do ‘Catraca’ São Paulo.

“Vocês servirão como nossos braços que vão para dentro das comunidades, que entendem aquela rotina e sabem do que está acontecendo.” Completa.

O ‘Catraca’ é conhecido mundialmente como um case de sucesso de como usar a internet para o benefício de uma cidade. Hoje, sua fanpage é a terceira maior página de jornalismo do facebook, com 1.205.769 seguidores, e leva para o público dicas ligadas à saúde, emprego, cultura e educação.

“Queremos reunir todos os serviços gratuitos que integram a população à cidade” diz Erika.

Um dos elementos constituintes do projeto Bairro Educador é apropriação do bairro e da cidade. O projeto visa integrar e articular os potenciais educativos do bairro e da cidade (espaços, pessoas, instituições, serviços públicos, empresas, entre outros) às escolas, pois acredita que a construção de redes educativas territoriais é estrutura fundamental para a viabilização de propostas de educação integral, onde a educação não se limita ao espaço escolar mas sim à todos os espaços em que o educando está, de alguma forma, inserido.

Para Fabiano Silva, Gestor de Núcleo do BE dos bairros Bangu, Jabour, Vila Kennedy, Morro dos Macacos e Paciência, o Catraca Livre pode ser também um canal de informação e comunicação. “É muito difícil você pensar em apropriação da cidade sem informação e o Catraca Livre pode ser uma ferramenta que disponibiliza isso para a população.” Disse ele, no encontro.

O Catraca Livre pode ser acessado pelo site ( WWW.catracalivre.com.br) e pelo facebook  (WWW.facebook.com/catracalivre). Além dos jornalistas que trabalham no projeto, todo cidadão pode fazer parte da rede, mapeando espaços e eventos no site (http://catracalivre.folha.uol.com.br/editoria/rede/). A ideia é que a população utilize a ferramenta colaborativa e contribua para uma cidade compartilhada.