• Compartilhar

Búzios valoriza consumo eficiente de energia

Notícia
23 setembro 2013
Búzios valoriza consumo eficiente de energia

Com uma paisagem exuberante e famosa por receber turistas de todo o mundo, Búzios também é considerada a primeira cidade inteligente da América Latina. Buscando melhorar o sistema de eletricidade da cidade,  a Ampla implantou em 2012 o “Cidade Inteligente Búzios”, e para fortalecer a ação, lançou com a  execução do CIEDS o projeto “Rede Sustentável de Relacionamento em Búzios”.

A parceria entre CIEDS e Ampla visa sensibilizar e responsabilizar atores locais na cooperação com a implementação do projeto e transformação da cidade, criando um canal de comunicação entre empresas, ONGS, governo, escolas, moradores e outros agentes de transformação social.

Para fazer jus ao título de cidade inteligente, Búzios vem inovando gradativamente em tecnologias e inovações relacionadas ao sistema elétrico da cidade. Dentre tais tecnologias, destaca-se a troca dos medidores de energia, onde o CIEDS, por meio da visitação domiciliar, está sensibilizando os moradores e dando orientações de como fazer o uso eficiente de energia elétrica.

De acordo com a Ampla, a mudança do medidor, que começou a ser feita a partir do dia 16 de setembro, tem como objetivo modernizar a geração de energia do país, tornando-a mais eficiente e menos prejudicial ao meio ambiente. Nesta primeira etapa o CIEDS realizará a visita a 6.000 famílias residentes da cidade. 

Para Bruno Lopes, supervisor técnico do projeto “Rede Sustentável de Relacionamento em Búzios”, o modelo de cidade inteligente beneficia tanto os moradores como a cidade. Bruno citou como exemplo a religação da energia nas residências, que não terá mais a necessidade que o técnico da Ampla vá ao local para sua realização.

“Acredito que se todos conseguirem entender como é feita a utilização consciente da energia, será uma vantagem tanto para os moradores como para a cidade, trazendo como resultado mais investimentos para Búzios”, comentou Bruno.

Após substituição dos medidores, capazes de mostrar o horário de maior consumo e gasto de cada cômodo das residências, o CIEDS aplicará um questionário que irá avaliar a satisfação dos clientes quanto à troca.

Cidade Inteligente Búzios

O projeto conta com quatro carros e duas bicicletas elétricas inteligentes, um posto de recarga de energia, chuveiros eficientes e pontos de geração de energias renováveis – solar e eólica. A iluminação pública também ganhou novas luminárias de LED com micro geração eólica e outros pontos de luz telecomandados. Além disso, visitantes e moradores já podem desfrutar de uma rede de wi-fi gratuita na Rua das Pedras e de um posto de coleta de lixo reciclável do projeto Ecoampla.

Além de Búzios, as cidades de Málaga e Barcelona, na Espanha, e Bari e Genova, na Itália, também receberam o título de “Cidades Inteligentes”.