• Compartilhar

Bairro Educador promove Formação de Educadores Comunitários

Notícia
21 maio 2012
Bairro Educador promove Formação de Educadores Comunitários

O Bairro Educador, um dos projetos que compõem o programa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro chamado Escolas do Amanhã, promoveu evento de capacitação para mais de cem educadores comunitários na última quarta-feira, dia 16 de maio, na FIRJAN.

O objetivo desta formação é capacitar os educadores para que possam atuar como mediadores entre Escola/Família/Comunidade, numa perspectiva abrangente da educação comunitária e integral, dentro do conceito do Programa Mais Educação (PME) e promover um debate sobre a Educação Integral e as tecnologias sociais.

O evento de formação foi dividido em dois módulos e teve início às oito horas com um café da manhã de boas-vindas e apresentações dos projetos, com a participação de Christian Michaud e Sônia Santos - representantes da UNESCO no Rio de Janeiro, Christiane Moraes – Coordenadora do Programa Mais Educação na SME-RJ, André Ramos - gestor do Programa Escolas do Amanhã, Vandré Brilhante – presidente do CIEDS, Márcia Florêncio – Coordenadora geral do Bairro Educador, Natacha Costa – diretora Executiva da Cidade Escola Aprendiz, Karina Trotta, gestora de Núcleo do Bairro Educador e Bruno Lopes, coordenador de projetos especiais do Bairro Educador.

O segundo módulo foi composto por Oficina de Construção Participativa sobre o papel do Educador Comunitário, seus maiores desafios e como é possível articular as atividades do Programa Mais Educação ao currículo escolar.

Os Educadores Comunitários são voluntários selecionados pelos Diretores das Escolas e passam a ser responsáveis pelo desenvolvimento do PME nas unidades escolares que atuam.  Heloísa Helena, Educadora Comunitária da E.M. Professor Paulo Freire, na Maré, se emocionou ao falar que “O melhor momento para o Educador Comunitário é ver que está contribuindo para a formação de pessoas”. Para Rosangela Moreira, da E.M. Maestro Heitor Villa Lobos, em Antares, o trabalho dos educadores já apresenta bons resultados: “O nosso esforço é válido, vale a pena e está rendendo frutos”.

A avaliação geral do encontro foi bastante positiva e os educadores comunitários pediram novos momentos de formação e troca de experiências, o que já está sendo programado pela equipe do Bairro Educador e Escolas do Amanhã.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, a Educação Integral contribuiu diretamente para a obtenção de melhores resultados na redução da evasão escolar entre os anos de 2008 e 2011. As Escolas do Amanhã apresentaram uma redução três vezes maior do que o restante das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino – 37,6% nas Escolas do Amanhã contra 11,1% na Rede.