• Compartilhar

Bairro Educador pensa com alunos do CIEP Dom Oscar Romero, no Rio de Janeiro, o racismo e a discriminação racial em ciclo de atividades “As cores de nossos heróis”

Notícia
11 abril 2012
Bairro Educador pensa com alunos do CIEP Dom Oscar Romero, no Rio de Janeiro, o racismo e a discriminação racial em ciclo de atividades “As cores de nossos heróis”

“Por que tem tanto racismo no Brasil?” perguntou aluna do 4° ano do CIEP Dom Oscar Romero, na última terça-feira, 10 de abril, logo no início do dia. Luciano Cerqueira, Gerente de Pesquisa do Bairro Educador e ex-coordenador da campanha “Onde você guarda o seu racismo?” já é experiente no assunto e foi até o século XVI para responder à pergunta.

E assim como em sua resposta, foram história, cidadania, aceitação e respeito alguns dos assuntos abordados durante a atividade “As cores de nossos heróis”,  que aconteceu nas últimas duas semanas no CIEP e teve o evento do dia 10 como culminância.

Durante os dias 2 e 4 abril os alunos pesquisaram heróis negros em nossa história, assistiram à filmes africanos, produziram textos sobre a importância da diversidade racial e confeccionaram murais na sala de aula com personagens negros e suas biografias. Na data final da atividade, 10/04, esses  jovens, entre 10 e 12 anos, foram contemplados com a visita de profissionais que os aproximaram ainda mais de suas origens.

Além da palestra sobre o racismo, com Luciano Cerqueira, houve o workshop de trança nagô com as trançadeiras do salão Rocha Inabalável e a presença dos grafiteiros Ângelo Campos e Leonardo Santos, que contaram um pouco de suas histórias e ensinaram algumas técnicas do grafite. Com o spray nas mãos, os alunos aproveitaram a oportunidade para registrar na parede da escola algumas das coisas que consideram mais importantes: amor, paz, amizade, harmonia, bondade e felicidade.

A intenção da atividade foi trazer para as crianças dos 4º e 5º anos a reflexão sobre nossas origens e a desconstrução de que o negro é inferior, pois o tema, apesar de muito relevante, é ainda pouco trabalhado pelas unidades de ensino. A ideia era problematizar o assunto, contribuir para a melhora da autoestima dos alunos e fomentar o respeito às diferenças.

E parece que deu certo.  “Todo mundo é igual. Somos todos da mesma família” Disse Alexandre, aluno de 11 anos, ao final do dia. A atividade “As cores de nossos heróis” é fruto do trabalho do Bairro Educador, uma iniciativa do Programa Escolas do Amanhã executada pelo Cieds, que já atua na escola desde março de 2011 e vem construindo um caminho de muitas mudanças positivas, através de parcerias externas e da promoção do intercâmbio social e cultural entre equipe e alunos e entre os próprios alunos e o mundo.

A MultiRio também cobriu o evento, que será transmitido no Canal Futura. Em breve divulgaremos a data.