• Compartilhar

Bairro Educador participa de “Desafio Ambiental” e fala de Sustentabilidade através do Rap

Notícia
11 junho 2012
Bairro Educador participa de “Desafio Ambiental” e fala de Sustentabilidade através do Rap

Perto do início da Conferência das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável, a 6ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação – convidou cerca de 53 escolas para participarem do ‘Desafio Ambiental’ e mostrarem, no Dia Mundial do Meio Ambiente, trabalhos e apresentações artísticas sobre o tema da sustentabilidade.

Na terça-feira, dia 05 de junho, as escolas se reuniram na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, para comemorarem o Dia do Meio Ambiente e mostrarem os resultados alcançados. 

Amarildo Pinto, Gestor de Projetos do Bairro Educador (projeto executado pelo CIEDS, integrado ao Programa Escolas do Amanhã, da Secretaria Municipal da Educação) incentivou as crianças do Ciep Anton Makarenko, escola em que o Bairro Educador atua em Costa Barros, a participarem do desafio e apresentarem, além dos trabalhos com materiais reciclados na sessão de exposições, um rap criado pelos próprios alunos com a ajuda do oficineiro convidado Vinicius Rodrigues, o ‘V do Rap’.

Vinícius apoia a iniciativa e escreveu, junto com as crianças, uma música que trata da responsabilidade dos jovens com o futuro do planeta. Instrumentos de percussão confeccionados pelos próprios alunos com uso de materiais reciclados e a voz de cerca de 400 pessoas – entre alunos, responsáveis e professores – movimentaram a Arena da Pavuna com o refrão: “Cantando em uma só voz, o mundo depende de nós”. 

Para os organizadores do evento a grande importância de iniciativas como essa é o estímulo das crianças a pensarem no planeta e levarem a conscientização sobre o meio ambiente para dentro de casa, ensinando aos próprios responsáveis sobre como se livrar de hábitos que prejudicam o meio ambiente, colocando em prática atitudes conscientes e sustentáveis.