• Compartilhar

Bairro Educador leva alegria e surpresa em uma aula um pouco diferente

Notícia
28 março 2012
Bairro Educador leva alegria e surpresa em uma aula um pouco diferente

Circular pela cidade para muitos pode ser uma atividade comum, que faz parte do cotidiano de trabalho ou das horas de lazer. Para muitas crianças é uma grande oportunidade. Oportunidade de conhecer a própria cidade, andar por outros caminhos e experimentar novas sensações.

Pensando nisso é que o Bairro Educador, projeto da Secretaria de Educação do município do Rio executado pelo CIEDS com apoio da Cidade Aprendiz, proporcionou, na última sexta-feira, dia 23 de março, para crianças dos 3º e 4º anos da Escola Municipal Hildegardo de Noronha uma tarde um pouco diferente: uma aula-passeio por dentro e por fora do MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Trinta e quatro alunos entre 8 e 10 anos tiveram a oportunidade de conhecer o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, transitar por lugares inexplorados, conhecer artistas do Brasil e do mundo e exercitar a sensibilidade artística, através de atividades lúdicas e da contemplação de obras de arte e da beleza natural.

Emoldurada por uma bela vista da Baía de Guanabara, a aula, um tanto quanto diferente, surpreendeu os alunos, que se mostraram entusiasmados pela descoberta do mundo da arte e surpresos com a beleza de uma parte da cidade, até então desconhecida.

“Eu aprendi muita coisa hoje. Aprendi que existe muito tipo de arte e que pode se fazer arte com muita coisa diferente. E eu também nunca tinha visto o Cristo nem o Pão de Açúcar, por isso o passeio foi muito legal”. Diz aluna, de apenas 9 anos.

O projeto Bairro Educador promove a articulação de diferentes atores do bairro e da cidade, com foco no aumento da participação de indivíduos e instituições nos processos educativos dos estudantes. Desde setembro, quando o Bairro Educador começou a atuar na escola Municipal Hildergardo de Noronha, essas alianças têm provocado mudanças profundas, para familiares, alunos, profissionais e a comunidade.

“Esse tipo de atividade é muito importante para as crianças e o Bairro Educador tem nos ajudado muito nisso. Pela dificuldade que eles têm de circular por outras áreas da cidade, as aulas fora da sala de aula trazem o aumento do conhecimento desses alunos, além da oportunidade de conhecer outros espaços e de ter acesso a bens culturais, muitas vezes escassos em suas comunidades.” diz, orgulhosa, a diretora da Escola, Leila Ferreira de Salles.