• Compartilhar

Adolescentes do projeto TV Novo Degase fazem voo panorâmico no Rio de Janeiro

Notícia
24 dezembro 2011
Adolescentes do projeto TV Novo Degase fazem voo panorâmico no Rio de Janeiro

O sonho de voar pode parecer comum para muitos brasileiros, mas para algumas crianças e jovens é a primeira oportunidade de ver um Rio de Janeiro de um ângulo completamente diferente. Cerca de 200 crianças e adolescentes de diversas comunidades participaram, no dia 22 de dezembro, de um voo panorâmico pela cidade, a partir da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

Os participantes do projeto TV Novo Degase participaram da ação e estavam empolgados para filmar todo o encontro. Para Michelle Felix, monitora do projeto, esse é definitivamente o primeiro voo de muitos que virão. Por meio de uma bolsa oferecida pelo Instituto Pró-menor, que existe há 26 anos, a jovem faz um curso preparatório com o objetivo de se tornar piloto da Força Aérea Brasileira (FAB). “Eu estou muito animada para fazer esse voo, vai marcar a minha vida”, comemora.

A iniciativa, que faz parte do projeto Sonho Real e é realizada pela segunda vez, tem como objetivo proporcionar às pessoas a oportunidade de voar de avião. Carlos Roberto dos Santos, presidente do Instituto Pró-menor, acredita que esse é o passo inicial de um caminho de conquistas. “Eu faço questão de oferecermos o primeiro voo de suas vidas, mas eu tenho certeza de que vocês vão conquistar os próximos sozinhos”, disse aos adolescentes presentes de localidades como Maricá, Campo Grande, Araruama e Rocinha.

Antes de iniciar o voo, Santos contou sua história como exemplo de vida para as crianças, mostrando que elas não precisam ser um produto do meio no qual elas vivem. Ele, que passou 18 anos na Febem, destacou a educação como um meio de superação mais importante de sua vida.

“Eu só consegui chegar até aqui porque eu fui um bom aluno na sala de aula, respeitava e obedecia aos professores. Quando fiz dezesseis anos, pedi aos meus superiores que me dessem uma bolsa de estudo para o preparatório para a Força Aérea. Ninguém acreditava em mim, apenas eu mesmo. Eu fiquei entre os 500 selecionados em um concurso com mais 35 mil pessoas na FAB”, conta.

Sobre a TV Novo Degase

A TV Novo Degase é a primeira TV do mundo realizada por pessoas que estão privadas de liberdade, que atuam na produção dos programas. A iniciativa é uma parceria entre o CIEDS, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria Estadual de Educação. O objetivo é elevar a autoestima e facilitar o aprendizado da escrita, da leitura, e do relacionamento social de jovens das unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (Degase).