• Compartilhar

A volta por cima

Notícia
23 dezembro 2010
A volta por cima

O Atenção Urbana para Adultos em situação de rua é um projeto de educação social para a construção de um projeto de vida ético, político e coletivo. O Projeto oferece apoio psicossocial, cultural, jurídico, educação, saúde e participação social. O processo envolve também a sensibilização da população de rua para uma transformação pessoal em relação a sua identidade como cidadãos com direitos e deveres. 

 Seu José é um dos muitos moradores de rua alvo do Projeto, e sua saga nas ruas da cidade repete a trajetória de tantos outros migrantes ou não que, por inúmeras razões, acabam experimentando uma das piores situações de exclusão.

“Quando eu não conseguia Albergue, a minha maior dificuldade era para dormir. Eu tinha medo de sofrer qualquer violência, mas nunca perdi a esperança. Um dia estava na rua onde eu costumava ficar, e conheci a Dona Rosa e o Claudio, orientadores do projeto Atenção Urbana. Eles escutaram minha história e me levaram para o projeto na Rua Riachuelo, 2122. Fizeram um cadastro e me acompanharam até a Força Sindical para conseguir uma vaga de emprego”, narra Seu José. Naquele mesmo dia, José passou por uma seleção e foi admitido para ser manobrista, com benefícios em uma empresa grande de São Paulo.

Hoje ele mora numa pensão no bairro do Glicério, muito otimista e grato pelo apoio do Projeto Atenção Urbana, já dá até para economizar, e José está guardando dinheiro para visitar a família que mora em Fortaleza.

Outro caso de sucesso que o projeto obteve com pessoas em situação de risco e de vulnerabilidade, proporcionando uma nova perspectiva de vida.