• Compartilhar

A Educação que queremos

Notícia
29 junho 2012
A Educação que queremos

No dia 26 de junho, o CIEDS, representado pelo Gerente de Pesquisa do Projeto Bairro Educador, Luciano Cerqueira, juntou-se a pesquisadores, representantes da sociedade civil, professores, representantes da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro entre outros, participaram do evento: Rio de Encontros – Novas percepções sobre a cidade do Rio de Janeiro, cujo tema foi Educação.

A mesa do encontro foi composta por Jailson Souza (fundador do Observatório de Favelas), Rosana Heringer (do departamento de Educação da UFRJ), Delânia Cavalcante (coordenadora da Central de Relacionamentos com o Usuário da Secretaria de Estado de Educação) e por Vilma Guimarães (gerente geral de Educação da Fundação Roberto Marinho). Após uma conversa de 3 horas, foram citadas experiências de sucesso, ideias inovadoras, problemas existentes e possíveis soluções. Um consenso (negativo, porém desafiante) ficou: a educação dos dias atuais precisa mudar.

Professor desestimulado, currículo ultrapassado, falta de participação (de professores, estudantes e responsáveis) nos assuntos da escola, e etc., foram alguns dos problemas diagnosticados pelos presentes. Contudo, embora a lista de problemas seja grande o número de soluções também: fortalecer a gestão escolar, atividade extraclasse, novos conteúdos, utilização das novas tecnologias em sala de aula e valorização do professor estão entre as ações que devem ser desenvolvidas para tornar a escola um lugar antenado com a nova realidade. Novos tempos, uma nova escola.