• Compartilhar

A arte na inclusão social

Notícia
18 maio 2018
A arte na inclusão social

O que incentiva um jovem hoje? Atividades artísticas podem ser uma boa ferramenta, se aliadas a uma fala inspiradora e ações criativas para contribuir com a inclusão social.

Foi o que aconteceu na última segunda-feira, na Unidade de Reinserção Social Dom Hélder Câmara, que recebeu uma oficina de serigrafia realizada pela equipe da Mancha Tinta Orgânica.

Responsáveis pela criação de tintas naturais, produzidas a partir de sementes e frutas conhecidas em nosso dia a dia, os sócios Pedro Ivo Costa e Amon Pinto, da Mancha, conversaram com os jovens da unidade sobre empreendedorismo, descoberta de talentos e o que podemos fazer para modificar o mundo em que vivemos.

“Na oficina, falamos que é possível encontrar algo que eles gostem de fazer e transformar isso em uma atividade rentável. Explicamos que, por meio do autoconhecimento e do encontro com nosso propósito, conseguimos trabalhar com prazer e obter resultado ao mesmo tempo”, diz Pedro Ivo Chagas. 

Depois da conversa foi hora de criar, e ao mesmo tempo aprender, com a técnica da serigrafia, que consiste na gravação de desenhos no papel por meio de um caixilho com tela. 

A novidade fez sucesso, o processo criativo fluiu e o resultado foi positivo. Várias estampas e cores foram criadas, sinal de que uma ideia bem elaborada e aplicada faz gerar orgulho e prazer.

“Essa parceria com a Mancha é muito importante para o CIEDS, porque ao nos apresentarem as tintas, nos brindam com a possibilidade de uma interação viva com os usuários dos serviços que estamos inseridos. E ao propor a oficina com os jovens que se encontram hoje em uma unidade de reinserção social, vislumbrando o retorno familiar ou comunitário, traz a serigrafia como mais um elemento de contribuição para o processo de construção dos seus projetos de vida”, ressalta Aldeli Carmo, Gerente da área de Inclusão Social e Bem-estar do CIEDS.

Os desenhos produzidos viraram peça de decoração hoje na porta de um dos dormitórios da unidade e serão uma lembrança das experiências e conhecimentos adquiridos durante a atividade.

A Unidade de Reinserção Social Dom Hélder Câmara é um equipamento da Prefeitura do Rio de Janeiro em gestão compartilhada com o CIEDS.