Feira apresenta 60 novas startups para o mercado

11/07/2016

Etapa do programa Shell Iniciativa Jovem ainda elegeu e premiou os melhores empreendimentos.

87 dias. Foi esse o tempo que os 60 empreendedores da turma de 2016 do programa Shell Iniciativa Jovem precisaram para tirar suas ideias do papel e transformá-las em um negócio sustentável e inovador.

No dia 7 de julho, os 60 projetos aprovados em todas as fases do programa participaram da Feira de Negócios e tiveram a oportunidade de apresentar suas empresas para o grande público. Assim, os mais de 600 visitantes que passaram pela Feira puderam conhecer um pouco mais sobre cada negócio.

Uma banca avaliadora somada a um júri especializado, que percorreu os stands no dia do evento, premiou os melhores empreendimentos.

A grande vencedora foi a Noivas na Medida, da empreendedora Marcela Paim. A empresa oferece o auxílio de fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais da saúde para ajudar as noivas a entrar em forma para o grande dia.

Marcela pediu demissão de um grande hospital carioca em que trabalhava para investir no desenvolvimento da sua empresa. E os oito mil reais de premiação serão bem utilizados: “Vou investir em marketing e na evolução do empreendimento. No segundo semestre vamos investir em um app para tornar o negócio escalável e isso me ajudará bastante.”

Grazielle Penha também abriu mão da carreira de assistente social para abrir a Biscoiteria Cãofeiteria, uma linha de biscoitos saudáveis para pets e que foi devidamente aprovada pelo seu cãozinho. “Eu tenho dois cães. Eu faço tudo por eles. Quando fiz a festa de aniversário deles, não encontrei nada. Pesquisei e vi que existia uma oportunidade no mercado de pet food.”

Mesmo não tendo filhos, Mariana criou o Parents Like Me que conecta pais de crianças portadoras de deficiência em uma plataforma online para troca de experiências sobre a criação de seus filhos. Uma ideia que não gera lucro em curto prazo, mas conforta centenas de pais e familiares em um período que é sempre de muita angústia, os primeiros meses após o diagnóstico. Para esses pais ela deixa uma dica: “Seja qual for a questão que o seu filho tenha, diagnóstico não é tragédia. E a nossa comunidade está aqui para mostrar isso.”

A edição de 2016 do Shell Iniciativa Jovem alcançou números recordes. Além de ter sido registrado um aumento expressivo no número de empreendimentos participantes da etapa Feira de Negócio, 36% em relação ao ano anterior, o número de visitantes também superou o do ano passado, 100% de aumento.

O programa é a versão brasileira do Shell LiveWire, uma iniciativa internacional do Grupo Shell presente em 14 países e  executado pelo CIEDS no Brasil. O Shell Iniciativa Jovem oferece capacitação empreendedora, suporte e estímulo a redes de relacionamentos sustentáveis para que jovens de 20 a 34 anos desenvolvam seus próprios negócios.

Autor: Rodrigo Abrantes