Ideias inovadoras que saem do papel e ganham vida

21/01/2016

Empreendedores do Shell Iniciativa Jovem recebem selo do programa.

Comemorar um ano de muito trabalho e dedicação. Foi com esse espírito que 30 empreendedores da turma de 2015 do programa Shell Iniciativa Jovem receberam o selo de empreendimento sustentável no último dia 19, terça-feira.

Ao longo de 11 meses de 2015 os participantes do programa se dedicaram ao desenvolvimento e validação das ideias de seus empreendimentos e a construção do Plano de Negócios. Além disso, eles receberam a consultoria de voluntários que atuam profissionalmente no mercado. 

Ana Biavati recebeu o Selo de Empreendimento Sustentável com a empresa Empreenda Sonhos, que oferece educação empreendedora para crianças e jovens do Rio de Janeiro. Para ela, um dos pontos principais do programa é a troca de experiências: “No programa você encontra 80 cabeças que estão na mesma situação que você. Todo mundo com uma ideia, querendo fazer acontecer, e você não se sente mais sozinho. Aqui está todo mundo no mesmo barco, dando força um pro outro”.

O Empreenda Sonhos já conta com cinco profissionais qualificados para desenvolver a metodologia criada por Ana, além de uma plataforma online para acesso por professores interessados em utilizar o curso com alunos do ensino fundamental e médio.

Mas chegar ao final do programa exige muito esforço e dedicação dos empreendedores. Conciliar a participação com a vida pessoal e carreira profissional é um desafio que faz com que muitos pensem em desistir. E isso não foi diferente com Lucas Chiabi, do Ciclo Orgânico, um dos empreendimentos premiados na Feira de Projetos do Shell Iniciativa Jovem pelo seu caráter inovador e sustentável: coleta de resíduos orgânicos para compostagem e devolução do material para utilização como adubo.

Thamyris Soliva, namorada de Lucas, foi uma das grandes apoiadoras. Além de ter feito a inscrição dele no programa, ela foi a grande incentivadora nos momentos de dificuldade: “O apoio é essencial. Se a pessoa não tiver um apoio emocional, ela desanima e se sente sozinha. Toda vez que ele pensava em desistir, eu lembrava todas as etapas que ele passou. Por que chegar ao meio do caminho e querer voltar”?

O programa é a versão brasileira do Shell LiveWire, uma iniciativa internacional do Grupo Shell presente em 14 países e  executado pelo CIEDS no Brasil. O Shell Iniciativa Jovem oferece capacitação empreendedora, suporte e estímulo a redes de relacionamentos sustentáveis para que jovens de 20 a 34 anos desenvolvam seus próprios negócios.

Se você tem uma ideia inovadora e quer tirá-la do papel, conte com o Shell Iniciativa Jovem. As inscrições estão abertas até 14 de fevereiro no site www.iniciativajovem.org.br.

Texto por: Rodrigo Abrantes

Últimas notícias

  • Pessoas e Negócios Saudáveis ultrapassa a marca de 80 mil refeições

    Além de beneficiar famílias, projeto incentiva pequenos negócios

    Leia Mais
  • Potencializamos ações para continuar nosso impacto positivo na sociedade

    Conheça o andamento de alguns de nossos projetos diante do atual cenário

    Leia Mais
  • ‘O caminho é longo, mas é possível’

    Coletivo Aprendiz dialoga com jovem sobre carreira e desafios profissionais

    Leia Mais