Desafio “Rio Cidade de Comércio Justo e Solidário”

14/07/2015

CIEDS integra parceiros na campanha que promove o consumo de produtos saudáveis e sustentáveis.

No início do mês de julho o Rio de Janeiro lançou a campanha para se tornar a primeira capital das Américas a ter a chancela internacional de "Cidade de Comércio Justo e Solidário".

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário com apoio do CIEDS através do projeto Rio Ecosol (Rio Economia Solidária para a Erradicação da Extrema Pobreza), o objetivo é a promoção do consumo de produtos saudáveis e sustentáveis. 

Para receber a chancela, a Prefeitura terá que cumprir cinco objetivos. Um deles é garantir que produtos certificados e sustentáveis possam ser facilmente encontrados no comércio da cidade.

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Solidário, Fabiano Horta, o Rio já vem implementando políticas públicas como os Circuitos Cariocas de Economia Solidária (Rio Ecosol). "Os Circuitos estimulam a produção local sustentável de alimentos e artesanatos de pequenos produtores e o desenvolvimento integrado com as comunidades pacificadas na economia solidária."

A ideia da candidatura do Rio surgiu em 2013, quando a cidade recebeu a Semana Mundial do Comércio Justo. Na época, o Brasil foi escolhido por ser o único país a ter o Sistema Nacional de Comércio Justo e políticas públicas no tema.

O projeto Rio Ecosol, projeto executado pelo CIEDS, busca fomentar e apoiar o desenvolvimento da economia solidária como alternativa econômica e de inclusão social nas comunidades cariocas de Antares/Palmares, Coroa e Complexo da Maré.

Texto por: Isabel Salgado

Últimas notícias

  • Como o nosso modelo de gestão pode apoiar o terceiro setor?

    Prosperidade 360º foi desenvolvido por equipe multidisciplinar

    Leia Mais
  • CIEDS marca presença na Rio Oil & Gas 2022

    Somos parceiros ESG do evento e dialogamos em um painel da Arena ESG

    Leia Mais
  • CIEDS se une à ação da ONU em compromisso com ODS

    Somos os representantes brasileiros da ‘Global Week to #Act4SDGs’

    Leia Mais