Usuários do CRPD visitam palco da Copa 2014

30/04/2014

Maracanã pós-reformas está mais inclusivo e recebe elogios de pessoas com deficiência .

Palco da Copa do Mundo 2014 e de grandes jogadas de ídolos da história do futebol mundial, o Maracanã recebeu no dia 14 a visita dos usuários do Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência de Irajá (CRPD). Acompanhados dos seus familiares, os usuários visitaram os bastidores do estádio, conhecendo os vestiários, a Tribuna de Imprensa e camarotes, passando também por um acervo que guarda relíquias dos grandes craques da bola.

Para Rosilaine D’Ávila, mãe das irmães Mislaine e Weslaine, ambas com paralisia cerebral, esta foi a primeira vez que elas foram ao estádio. A dona de casa afirmou que foi uma honra conhecer o campo de perto e relembrar as histórias dos ídolos do passado.

“Eu e minhas filhas estamos encantadas com tudo isso aqui. É totalmente diferente do que vemos na televisão. Pretendo voltar mais vezes com elas para assistir a algum jogo de futebol. Antes tinha receio de trazê-las, mas agora fico mais tranquila ao ver que têm lugares específicos para levá-las e sobre a gratuidade que eu não sabia que existia”, comentou Rosilaine.

Com o auxílio de uma guia, os usuários se aprofundaram mais sobre a história do estádio, que após as reformas para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, está com uma infraestrutura mais inclusiva para atender e recepcionar melhor pessoas com qualquer tipo de deficiência.

Rosilaine também falou sobre a iniciativa do CRPD em levá-los ao estádio e como o tratamento no Centro de Referência tem ajudado as suas filhas. “Isso tudo é muito bom e levanta a autoestima das meninas, pois hoje elas interagem mais em grupo e com a família. O tratamento tem melhorado muito sua comunicação e tenho notado que elas estão mais independentes”, afirmou.

Com gerenciamento do CIEDS, o CRPD conta com dois polos de atendimento nos bairros de Irajá e Santa Cruz e atua em conjunto com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) e a Secretaria Municipal de Educação (SME).  O Centro de Referência foca na reabilitação e inclusão social oferecendo atendimentos em diversas especialidades, dentre elas Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Musicoterapia, Pedagogia, Psicologia, Educação Física Adaptada, Teatro, Dança, Informática e Oficina de Artes, além de promover atividades que integram usuários e familiares, articulando visitas a vários locais, buscando ampliar seus conhecimentos.

Texto por: Ana Paula Santana

Últimas notícias

  • Como o nosso modelo de gestão pode apoiar o terceiro setor?

    Prosperidade 360º foi desenvolvido por equipe multidisciplinar

    Leia Mais
  • CIEDS marca presença na Rio Oil & Gas 2022

    Somos parceiros ESG do evento e dialogamos em um painel da Arena ESG

    Leia Mais
  • CIEDS se une à ação da ONU em compromisso com ODS

    Somos os representantes brasileiros da ‘Global Week to #Act4SDGs’

    Leia Mais