Shell e CIEDS: uma parceria sustentável

14/03/2014

Leíse Duarte destaca como a parceria entre Shell e CIEDS tem dado certo nesses quatro anos.

Sob a perspectiva de ampliar a visão dos jovens a respeito do cenário empreendedor do Rio de Janeiro, CIEDS e Shell Brasil já completaram quatro anos de parceria, por meio do Programa Shell Iniciativa Jovem.  Em entrevista, a coordenadora do projeto e gerente de Investimentos Sociais da Shell, Leíse Duarte fala sobre a importância da parceria com o CIEDS e a transparência da relação entre ambas as instituições. Na entrevista, Leíse ressalta também como jovens empreendedores, por meio de um programa de investimento social, recebem uma capacitação onde podem tornar-se grandes  líderes empresariais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e sustentável do país.

CIEDS: Como é a relação de parceria entre uma empresa privada e uma instituição do Terceiro Setor?

Leíse:  Estamos todos no mesmo “barco”. Por definição, parceria é o encontro de entidadades e pessoas em torno de um objetivo comum. O esforço da Shell e do CIEDS através do Inciativa Jovem é fomentar práticas sustentávies e éticas e influenciar jovens empreendedores que serão líderes num futuro próximo.

CIEDS: A relação com a Shell expandiu, pois o CIEDS passou a executar, em 2013, mais um programa de empreendedorismo com a empresa, o Shell Iniciativa Empreendedora. Como você analisa isso?

Leíse: O Shell Iniciativa Empreendedora é a adaptação do modelo do Iniciativa Jovem para região do norte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Aproveitamos o conhecimento e experiência do CIEDS sobre a metodologia e práticas de sustentabilidade para realizar esta expansão do projeto.

CIEDS: Em que o CIEDS auxilia no conceito de promoção do empreendedorismo de forma sustentável?

Leíse: O CIEDS tem papel fundamental na transferência de conhecimento e práticas de sustentabilidade para que esses jovens alcancem esta conquista. Além de incentivar o jovem com perfil empreendedor e uma ideia na cabeça, o Shell Iniciativa Jovem se diferencia dos demais projetos voltados para o empreendedorismo porque não apenas incentiva o surgimento de negócios, mas o objetivo principal é que sejam negócios sutentáveis.

CIEDS: Quais as suas expectativas futuras com relação ao programa e a parceria com o CIEDS?

Leíse: Buscar aprimoramento contínuo é fundamental e uma parceria construída através de confiança e transparência torna isso possível e efetivo. Queremos continuar nesta direção. 

Texto por: Ana Paula Santana

Últimas notícias

  • NGO Advisor: CIEDS assume 2º lugar no ranking nacional e 54º no global

    Participam do ranking milhares de instituições de diferentes países.

    Leia Mais
  • Mulheres venezuelanas têm negócios acelerados em Roraima

    Atuação do CIEDS junto a imigrantes desenvolve microcadeia de apoio

    Leia Mais
  • Sucesso da atuação em rede faz CBVE renovar com o CIEDS

    Conselho impacta 3,5 milhões de pessoas com ações durante a pandemia

    Leia Mais