Inovação é tema de palestras do IJ

19/08/2013

Iniciativa Jovem abre ciclo de palestras 2013 com debates sobre inovação e empreendedorismo.

O Programa Shell Iniciativa Jovem iniciou na última terça-feira, dia 13 de agosto, o Ciclo de Palestras 2013, atividade complementar em que o Programa proporciona, aos participantes e ao público em geral, debates sobre temas correlacionados aos assuntos tratados em sala de aula. A iniciativa tem como objetivo levar nomes importantes do mercado para debater com jovens empreendedores, compartilhando experiências e impressões sobre temas ligados ao mundo do empreendedorismo. 

A primeira edição de 2013, realizada no Centro Empresarial Rio, em Botafogo, teve como tema “Inovação sob diferentes olhares” e contou com a participação de Alessandro Mendes como mediador, e Vandré Brilhante, do CIEDS, Branca Lee, da Planning, e Marcelo Reis, da Shell, como palestrantes.

 A mesa debateu as diferenças entre inovação e invenção, questionando sobre o que seria criar algo novo e o que seria criar novas alternativas para aquilo que já existe. Para Vandré Brilhante, presidente do CIEDS, uma série pontos caracterizam o ato de inovar. “Inovação é, antes de tudo, criar em cima da realidade atual, sonhar com um futuro diferente, apostar na incerteza.”

Branca Lee, consultora e sócia da  Planning  Projetos  de Marketing e Comunicação,  abordou a inovação sob o ponto de vista da comunicação. Em um contexto em que pessoas e marcas se apropriam cada vez mais das mesmas ferramentas, da internet e das mídias sociais, é preciso inovar no discurso e surpreender no que vai contar. “Todas as marcas hoje ficam pensando em formas diferentes de contar a mesma coisa. É preciso surpreender no discurso, iluminar o que sua marca tem de melhor”.

Para os três palestrantes, inovação não está em trazer o extraordinário, o inexistente, mas transformar para melhor algo que já existe. “Inovar parte de loucuras, do lidar com ideias abstratas. Inovar é um processo não obvio de fazer algo acontecer.” Diz Vandré.

O primeiro dia de palestra reuniu 83 jovens, entre participantes e não participantes do Programa. O Shell Iniciativa Jovem é um programa de investimento social da Shell executado pelo CIEDS, que oferece capacitação empreendedora, suporte e estímulo a redes de relacionamentos sustentáveis para que jovens de 20 a 34 anos desenvolvam seus próprios negócios. O programa é a versão brasileira do programa Shell LiveWire, uma iniciativa internacional do Grupo Shell presente em 15 países.

Autor: Marina Rotenberg