Programa Vencer recebe visitantes egípcios

10/12/2003

O Programa Vencer recebeu a visita de dois membros do projeto Save the Children, uma organização independente do Egito que luta pelos direitos das crianças em 120 países. Mehrinaz El Awady e o Ahmed Sobeih vieram conhecer a metodologia do Programa que inova ao integrar a prática esportiva ao processo de qualificação para o mercado de trabalho.

Mehrinaz El Awady e o Ahmed Sobeih assistiram as atividades de quadra e a discussão que ocorre no final de cada aula para o desenvolvimento do senso crítico e integração do grupo. No dia da visita, o tema da aula de quadra foi comunicação. Os alunos conversaram após a atividade sobre as diferentes formas de comunicação - verbal, escrita, gestual e simbólica, relacionando as facilidades e dificuldades de cada uma delas.

No encontro realizado, na Unidade de Honório Gurgel, os jovens procuraram estabelecer comunicação com os visitantes egípcios e a princípio enfrentaram algumas dificuldades, pois apenas um deles conhecia o português. “Mas os jovens foram bastante criativos, e procuraram utilizar alguns gestos. Quando começaram a falar sobre o samba, a comunicação logo se estabeleceu e os nossos jovens junto com a visitante ensaiaram alguns passos.”

Quando questionados sobre a influência do programa em suas vidas, os jovens relataram que já percebem grandes mudanças, e que o programa é melhor do que esperavam. O Programa Vencer é financiado pelos Companheiros da América, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID Juventude e pelo Fundo Multilateral de Investimento MIF/FUMIN. O CIEDS, o SENAI/RJ, o SESI/RJ e a FIRJAN executam o Programa, que tem também o apoio da Microsoft.

O Programa Utiliza uma metodologia que trabalha o desenvolvimento de habilidades por meio da prática esportiva. Jovens de Honório Gurgel, Bonsucesso e Vicente de Carvalho fazem um Treinamento Básico, com atividades em quadra e também em sala de aula, e depois aprendem técnicas específicas para a qualificação profissional, ministradas pelo SENAI.