Grife Balaco, empreendimento apoiado pelo Iniciativa Jovem, lança coleção de verão

07/12/2011

As roupas e acessórios femininos são inspirados na história dos Tupinambás no Rio de Janeiro e seguem o compromisso ecológico e sustentável, além do social.

O Shell Iniciativa Jovem, projeto executado pelo Cieds, colhe mais um fruto: Julia Vidal, segunda colocada do programa do ano passado, lança no dia 10 de dezembro, sua coleção de alto verão “Tribos do Brasil”. Julia, dona da grife de moda étnica Balaco, foi assessorada pela equipe do Iniciativa Jovem para fazer seu negócio acontecer.

Inspirada nas etnias indígenas, com destaque para a história dos Tupinambás no Rio de Janeiro, a nova coleção tem como peça chave o manto usado apenas por índios que ocupavam posições de poder. A coleção revisita a história e traz para os dias de hoje peças com compromisso ecológico e sustentável, além do social.

Os mantos tupinambás e acessórios da coleção “Tribos do Brasil” são feitos a partir de penas de tecido reaproveitado de coleções anteriores. “O manto tupinambá leva de 200 a 400 penas de tecido. A variedade de cores veio a partir de pintura e tingimento artesanais do urucum, do açafrão, da beterraba e do barro vermelho”, explica a designer e idealizadora da marca, que conta com a ajuda das cooperativas femininas Fiz de Contas e Retalhos e Bordados para a produção das peças de reaproveitamento.

Sobre a grife Balaco

A grife Balaco surgiu como resultado de um estudo sobre as raízes étnicas brasileiras. Em 2004, Julia Vidal iniciou o projeto “O africano que existe em nós”, através do qual identificou as etnias africanas que formaram o povo brasileiro e os costumes e tradições que o Brasil herdou. Este estudo hoje se estende às etnias indígenas e suas contribuições à sociedade brasileira. A marca apresenta uma linha de roupa e acessórios femininos com modelagens/estampas e acessórios que promovem a identidade cultural brasileira.

Sobre o Programa Shell Iniciativa Jovem

O projeto Iniciativa Jovem é uma parceria entre a Shell e o Cieds que investe na formação de jovens empreendedores ao fornecer ferramentas que possam ajudá-los na transformação de ideias em negócios rentáveis e duráveis.

Texto por: Layse Ventura

Últimas notícias

  • Pessoas e Negócios Saudáveis ultrapassa a marca de 80 mil refeições

    Além de beneficiar famílias, projeto incentiva pequenos negócios

    Leia Mais
  • Potencializamos ações para continuar nosso impacto positivo na sociedade

    Conheça o andamento de alguns de nossos projetos diante do atual cenário

    Leia Mais
  • ‘O caminho é longo, mas é possível’

    Coletivo Aprendiz dialoga com jovem sobre carreira e desafios profissionais

    Leia Mais