• Compartilhar

2ª Feira Carioca de Aprendizagem

Notícia
28 junho 2017
2ª Feira Carioca de Aprendizagem

O Jovem Aprendiz CIEDS participou da 2º Feira Carioca de Aprendizagem. Cerca de 2,6 mil jovens, entre 14 e 24 anos, tiveram a oportunidade de vivenciar um dia de oficinas culturais, palestras inspiradoras e estande de atendimento coordenada por empresas e entidades formadoras que puderam orientar e expor os seus serviços.

A feira faz parte da Semana Nacional de Aprendizagem, que tem o objetivo de garantir o acesso de jovens em estado de vulnerabilidade social à profissionalização e de diminuir o trabalho infantil, por meio de programas de aprendizagem. Também incentiva as empresas a cumprirem a legislação, que determina a cota obrigatória de um jovem aprendiz a cada sete funcionários.  

O Prefeito Marcelo Crivella esteve presente no evento e disse: “Esta ação é importante para capacitar o jovem para o mercado de trabalho. É uma iniciativa que tira o jovem e o adolescente das ruas e garante um futuro para eles. Só através da educação vamos diminuir a desigualdade social que gera essa violência que estamos vivendo na cidade do Rio”.

Durante o evento foram oferecidos: agendamento de CTPS (Carteira de Trabalho), oficinas pedagógicas, imersão em unidades móveis da Firjan (curso de solda e cozinha Brasil), atividades culturais e palestras. O Gerente de Empreendedorismo e Inovação Social do CIEDS, Victor Ladeira, foi um dos palestrantes e estimulou os jovens falando sobre Competências e Habilidades Fundamentais para o Profissional do Futuro. 

“Conhecimento, a gente adquiri com uma boa informação. Cooperação é ajudar um ao outro, e no ambiente de trabalho não pode faltar. Empoderamento é descobrir o seu melhor e desenvolvê-lo. No Jovem Aprendiz CIEDS, essas três palavras são norteadores porque nós queremos descobrir o melhor do jovem e desenvolver suas competências para um futuro profissional brilhante”, explicou Victor.  

Após a palestra, os jovens que participaram foram até o estande do CIEDS para saber mais sobre a instituição. “Gostei muito da palestra e vim aqui conhecer o CIEDS e como faço para enviar meu currículo. Quero saber também sobre as competências para o profissional do futuro”, comentou Beatriz Lourenço, 17 anos, moradora de Padre Miguel, que busca o seu primeiro emprego.

A Aprendizagem Profissional se constitui em um direito previsto na Lei 10.097/2000, que assegura a todos os jovens na faixa de 14 a 24 anos, incompletos, o direito a inserção no mercado de trabalho por meio do contrato de aprendizagem. 

O Programa Jovem Aprendiz CIEDS alia teoria, prática, vivências socioculturais e intercâmbios profissionais em sua formação, enriquecendo o repertório dos jovens, aumentando a confiança e desenvolvendo competências para o futuro.