Empreendendo um futuro melhor

29/08/2017

Projeto Juventude Empreendedora permite que jovens em vulnerabilidade social criem seus próprios negócios.

O projeto Juventude Empreendedora vem fazendo com que jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro repensem seus projetos de vida.  A iniciativa do CIEDS e da Fundação Itaú Social aprimora competências empreendedoras e desenvolve a cultura colaborativa ao apresentar o empreendedorismo como uma alternativa de fonte de renda, mudança de vida e melhoria do território em que se está inserido.

Durante seu primeiro ciclo, finalizado em abril, foram realizados 04 encontros em que os jovens puderam entender mais sobre essa modalidade de trabalho, conhecer cases de sucesso e ampliar a criatividade, a geração de ideias e a capacidade de negociação. Tudo com o intuito de expandir os horizontes e mostrar outras maneiras de exercer o potencial que possuem.

“Meu maior aprendizado foi estar em um local junto com outros jovens potencializando nossos sonhos, criando maneiras de inovar e colocar em prática para podermos fazer o que gostamos. Essa troca de experiências foi enriquecedora”, afirma Juliana Carmo, uma das participantes do projeto, que atende jovens de 16 a 25 anos.

O segundo ciclo, chamado de Ciclo Ideação, apoia o desenvolvimento das ideias de negócio geradas no ciclo anterior por meio da apresentação de ferramentas de planejamento e modelagem de negócios. Serão 10 encontros quinzenais trabalhando essas temáticas. 

“Está sendo de grande importância participar do projeto, estamos tirando bastante proveito dos assuntos abordados. Já tive várias ideias de negócio, agora estou lapidando para decidir em qual delas vou investir meu tempo”, afirma Igor Izzy Moreno, outro participante.

Juntando a criatividade dos jovens, o conhecimento que possuem de seus territórios e a orientação dada pelo projeto, a receita para um futuro de sucesso já está garantida.

Texto por: Victoria Guimarães

Últimas notícias

  • Jovens do Aprendiz Cultural organizam Perifa Festival no Sérgio Porto

    Evento, marcado para o dia 13, é fruto de 10 meses de formação

    Leia Mais
  • CIEDS apoia construção de rede pela educação no Vale do Sabugi (PB)

    Balcão de Ideias e Práticas Educativas presta assessoria a secretarias

    Leia Mais
  • CIEDS vence prêmio de melhor parceiro implementador da Shell

    Top Ten Innovators 2022 ainda premiou empreendedora apoiada pelo CIEDS

    Leia Mais