• Compartilhar

10 anos do Tênis na Lagoa

Notícia
9 setembro 2014
10 anos do Tênis na Lagoa

No último domingo, 07 de setembro, o Tênis na Lagoa comemorou seus 10 anos em um evento com a participação de mais de 200 pessoas entre equipe técnica, alunos, familiares, amigos e apoiadores.

O evento, que aconteceu na quadra onde são realizadas as atividades, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, começou com alguns exercícios de aquecimento e um bate bola com Vinícius Font, número 1 do beach tennis masculino, segundo a Federação Internacional de Tênis (ITF): “Para mim é um prazer absurdo participar desta festa de 10 anos. O esporte é uma arma que podemos utilizar para dar oportunidade para as pessoas”.

Para o aluno Samuel Kevin Araujo Silva, 9 anos, ganhar no bate bola foi uma superação pessoal: “Eu não parei por nada até o Vinícius se cansar.” Mas quando questionado sobre o que quer ser quando crescer, afirma com confiança: “Quero ser médico”, reforçando outro ponto importante do projeto.

“Este projeto está formando não só campeões, mas também cidadãos para a vida.”, diz Bruno Ramos, Subprefeito da Zona Sul do Rio de Janeiro. “Daqui vão sair futuros advogados, administradores, cidadãos que terão um futuro melhor através do esporte e da união de suas famílias em torno do mesmo.”, completa Alexandre Borges, idealizador do projeto.

“O esporte dá disciplina, persistência, forma o caráter das pessoas. Fiquei surpreso ao ver a quantidade de participantes de um projeto que deselitiza o tênis dando oportunidade para crianças e jovens que jamais imaginariam pegar em uma raquete.” aponta o humorista Hélio de la Peña que também participou da comemoração.

O evento seguiu com a premiação dos atletas do projeto, sorteio de brindes, parabéns com direito a lanche e bolo, em paralelo ao atendimento prestado pela Cruz Vermelha aferindo a pressão e medindo a glicose dos familiares.

Thomaz Koch, primeiro tenista homem brasileiro a vencer um torneio de Grand Slam e padrinho do projeto, recebeu o troféu de honra pelo apoio: “Para mim é uma emoção muito grande fazer parte desde projeto que está crescendo e atendendo um número cada vez maior de crianças. É incrível ver no olhar delas como curtem e valorizam o projeto”. 

Em 2013 o projeto atendeu cerca de 90 crianças e adolescentes. Já este ano são 180.

Estava presente também a número 1 feminina do beach tennis, segundo a Federação Internacional de Tênis (ITF), Joana Cortez. “Tendo contato com pessoas tão expressivas do esporte como o Vini, a Joana e o Thomaz, que é uma lenda do tênis, dá um estímulo a mais para estas crianças e adolescentes.” conclui Hélio.

Idealizado há 10 anos pelo tenista Alexandre Borges, o projeto Tênis na Lagoa recebeu no ano de 2014 o financiamento da Rede Globo, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, e a execução do CIEDS. O projeto promove o desenvolvimento humano e a inclusão social de crianças e adolescentes das comunidades da Zona Sul carioca por meio da prática do esporte.