• Compartilhar

- Ô, de casa! É o projeto Mapa de Nós!

Notícia
19 janeiro 2017
- Ô, de casa! É o projeto Mapa de Nós!

Foi assim, de casa em casa, que o projeto realizou uma pesquisa inédita para mapear os indicadores e condições de empregabilidade da pessoa com deficiência em 10 comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.

Batizado com o nome Mapa de Nós, o projeto realizou um mapeamento único. Produzido pelas próprias pessoas com deficiência, sobre elas e para elas. Assim, 12 profissionais com deficiência atuaram como agentes de pesquisa. Ao longo de um ano a equipe visitou 12.506 domicílios e entrevistou 945 pessoas com deficiência. Além de traçar um perfil dos entrevistados e sua situação de trabalho, os moradores visitados receberam informações sobre a Lei de Cotas e puderam conhecer mais sobre o acesso a políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência.

Dos entrevistados, 68% são solteiros, 36% têm de 15 a 29 anos, 57% não possuem filhos e 43% têm ensino fundamental incompleto. O acesso ao mundo digital não é uma realidade para muito deles: 96% não possuem e-mail e 71% não possuem celular. Quando o assunto é a Lei de Cotas voltada especialmente para a pessoa com deficiência, a barreira é ainda maior, 70,8% não a conhecem.

A pesquisa revela ainda que muitos obstáculos separam a pessoa com deficiência da carteira de trabalho assinada. O transporte público é uma delas. Como melhoria, os entrevistados apontaram: a garantia de elevadores em pleno funcionamento, a capacitação dos profissionais que atuam nos transportes públicos e a adaptação dos mesmos considerando todos os tipos de deficiência.

Aquelas que conseguem entrar no mercado de trabalho avaliam que as empresas não estão preparadas para recebê-los e que precisam promover adaptações.

O Mapa de Nós é uma iniciativa da NBS & NBS Rio+Rio e CIEDS, com apoio do IPP – Instituto Pereira Passos. Confira aqui outros resultados da pesquisa na publicação “Mapa de Nós – Um olhar sobre o universo da pessoa com deficiência em 10 comunidades da cidade do Rio de Janeiro”.