Rede sustentável de relacionamento em Búzios

Experiência do CIEDS na gestão da Rede Sustentável de Relacionamento do Programa Cidade Inteligente Búzios.

Este artigo apresenta a experiência do CIEDS na gestão da Rede Sustentável de Relacionamento vinculada ao Programa Cidade Inteligente Búzios, capitaneado pela concessionária de energia AMPLA em parceria com instituições locais, institutos de pesquisa e universidades.

O artigo demonstra aimportânciada Rede, enquanto Tecnologia Social para a articulação de atores locais visando a consolidação efetiva de um modelo de cidade inteligente, apartir do fortalecimento do capital social como fator fundamental para o desenvolvimento local. 

O projeto, a partir da interação e cooperação entre segmentos sociais e institucionais do território (empreendimentos locais; grupos de produção comunitários; ONGs; associações comerciais; instituições públicas; Poder Público e empresas) em torno de um objetivo comum, configura-se como um canal de comunicação contínuo sobre os temas que envolvem o Programa Cidade Inteligente Búzios, considerando reflexões coletivas, ações autogestionadas e identificação de potenciais de complementariedade.

Partindo do arcabouço conceitual de “cidade inteligente” é apresentado o traçado metodológico e programático da Rede e ainda os efeitos e resultados advindos dessa ação.

A metodologia de pesquisa é empírica, aplicada e de caráter exploratório, utilizando método dialético para a análise de dados e abordagem qualitativa. Pretende-se contribuir para reflexão conceitualacerca do tema, agregando-se o elemento de que a interação dos indivíduos residentes no território é condição para a consolidação deste modelo de cidade.

Acesse o artigo na íntegra.

Autor: Fábio Müller e Bruno Lopes