Profissionalização do Terceiro Setor, uma exigência para sobrevivência

Desde as duas últimas décadas temos vivenciado no Brasil e no mundo uma grande expansão das organizações do Terceiro Setor e já é consenso a importância deste setor para a economia mundial.

Em contraponto estas organizações vêm enfrentando grandes desafios para manutenção de suas atividades e desenvolvimento de técnicas e modelos de gerenciamento, que lhes sejam próprias e adequadas e que garantam a eficácia, eficiência e efetividade dos projetos sociais desenvolvidos por estas organizações.

Assim este estudo apresenta um breve referencial teórico sobre o assunto, de tal modo a caracterizar as organizações que compõe este setor e a evolução do modelo de gestão do CIEDS - Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, organização do Terceiro Setor ao longo dos últimos dez anos.

Concluiu-se que o processo de institucionalização e sistematização oferece as organizações do Terceiro Setor o reconhecimento de suas potencialidades e fragilidades e que aliar técnicas e a racionalidade do segundo setor as experiências e formas de gestão do Terceiro Setor pode se concretizar em uma alternativa de sucesso para estas organizações.

Acesse o artigo na íntegra

 

Autor: Fábio Müller - Diretor Executivo do CIEDS