Um espaço desenvolvido por professores para professores

O Balcão de Ideias e Práticas Educativas é uma iniciativa da parceria entre o CIEDS e o Instituto Neoenergia, que tem como objetivo consolidar uma rede de difusão de ideias e práticas inovadoras em educação por meio da sistematização de práticas pedagógicas que trabalhem as dez Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, contribuindo para o desenvolvimento integral de estudantes das redes públicas de ensino.

Vinculado à área de Educação do CIEDS, que têm como norteadores de suas ações formativas  os eixos de Gestão Democrática; Educação Integral; Educação, Juventudes e Trabalho; Educação e Inovação e Educação e Diversidade, o projeto Balcão de Ideias articula as concepções de educação integral e de inovação educativa, oferecendo aos professores participantes uma experiência de análise, reflexão e sistematização do seu fazer, desafiando-os à criação de estratégias que ampliem as oportunidades formativas de seus alunos.

Ao longo de um processo colaborativo, que fomentou a maior articulação e integração entre os profissionais das redes, foram cocriadas e implementadas práticas educativas inovadoras para serem disseminadas nessa plataforma, permitindo sua reaplicação e inspirando o processo criativo de outras redes.

No primeiro ano de implementação do projeto, o tema “BNCC em foco” foi o fio condutor dos encontros realizados com professores e gestores e, para dar a partida no processo formativo, foi criado um jogo, o Quebra-cabeças das Competências, que convida professores e gestores a relacionarem os  conceitos e objetivos das 10 Competências Gerais da BNCC, visando explicitar como se articulam entre si e contribuem, de modo sistêmico, para uma compreensão sobre como os estudantes podem se desenvolver integralmente no contexto de suas comunidades escolares.Vamos experimentar? Você pode baixa-lo no link abaixo.

Download BNCC
Jogo das Competências

Competências da Base Nacional Comum Curricular

Argumentação

Argumentação

O que é

Argumentar com base de fatos, dados e informações confiáveis.

Para

Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.

Autoconhecimento e autocuidado

Autoconhecimento e autocuidado

O que é

Conhecer-se, compreender-se na diversidade humana e apreciar-se.

Para

Cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Comunicação

Comunicação

O que é

Utilizar diferentes linguagens

Para

Expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Conhecimento

Conhecimento

O que é

Valorizar e utilizar os conhecimentos sobre o mundo físico social, cultural e digital.

Para

Entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar com a sociedade.

Cultura digital

Cultura digital

O que é

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética.

Para

Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria.

Empatia e cooperação

Empatia e cooperação

O que é

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.

Para

Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceitos de qualquer natureza.

Pensamento científico, crítico e criativo

Pensamento científico, crítico e criativo

O que é

Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar as ciências com criticidade e criatividade.

Para

Investigar causas , elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.

Repertório cultural

Repertório cultural

O que é

Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais.

Para

Fluir e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Responsabilidade e Cidadania

Responsabilidade e Cidadania

O que é

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.

Para

Tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Trabalho e projeto de vida

Trabalho e projeto de vida

O que é

Valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências

Para

Entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade.

*Definição do Porvir

Onde foram desenvolvidos os ciclos de trabalho

LOCAIS

Municípios de Caieiras e Francisco Morato

 

ALUNOS

10.588

 

PRÁTICAS

36

 

PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS

Conhecimento, Comunicação, Empatia e cooperação, Pensamento científico, crítico e criativo.

LOCAIS

Itaparica, Itapebi, e São Francisco do Conde

 

ALUNOS

7.882

 

PRÁTICAS

37

 

PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS

Comunicação, Conhecimento, Repertório Cultural, Empatia e cooperação e Autoconhecimento e autocuidado.

Ciclo de desenvolvimento do projeto

Ciclo de Pactuação

Este período é dedicado a articulação com a secretaria de educação parceira, apresentando a proposta e definindo em conjunto o formato da implementação do projeto. Esse ciclo é essencial para a customização da proposta a partir do cenário da rede.

Ciclo formativo

Neste ciclo inicia-se o processo formativo com os professores. O ciclo é composto por encontros presenciais para o levantamento, cocriação e planejamento da implementação das práticas educativas.

Ciclo de implementação

É neste ciclo que as práticas educativas são implementadas nas escolas. Durante a implementação são realizados encontros presenciais para o seu acompanhamento e apoio em seu desenvolvimento.

Ciclo de Disseminação

É o momento de disseminação das práticas educativas cocriadas e implementadas para que outras redes de educação possam se inspirar e reaplicar, fomentando a construção de redes colaborativas de aprendizagem.

Confira os resultados

Ver práticas