Jovens na geração de impacto social

12/01/2018

Participantes de projetos mostram suas ideias de negócio social durante Feira de Iniciativas MUDA

“Acreditem nos seus sonhos do mesmo jeito que eu acreditei no meu”, disse Rafael Ramos, vencedor do primeiro lugar na Feira de Iniciativas do módulo MUDA, uma iniciativa do CIEDS em parceria com a Fundação Itaú Social, após receber seu prêmio em dinheiro para alavancar seu negócio.

Rafael e seu projeto CAPS!, que oferece oficinas de arte e grafite para crianças em ONGs e Institutos, estampa em bonés o trabalho dos pequenos, comercializa e reverte o dinheiro para as próprias instituições, foi apenas um dos muitos casos de sucesso mostrados durante a feira. 

A feira foi a culminância do MUDA, no qual 22 jovens moradores de territórios em vulnerabilidade social selecionados dos projetos Juventude Empreendedora e Jovens Urbanos receberam uma formação intensiva em empreendedorismo. Por meio de encontros formativos os jovens puderam estruturar suas ideias de negócio. Durante a feira, essas ideias foram apresentadas para o público e também para uma banca de especialistas no Hub RJ, na região do Santo Cristo, Rio de Janeiro.

Foram ao todo cinco colocados e um empreendimento eleito favorito em votação popular, que ganharam prêmios em dinheiro de até R$7.000 para alavancarem suas ideias. Dentre os ganhadores, houve jovens com projetos de arte, conscientização e cidadania, mas todos com algo em comum: a geração de impacto positivo em seus próprios territórios. 

Matheus, criador da lanchonete Tudo de Bom da Vintém, é um exemplo da vontade de mudar a realidade do lugar onde nasceu: “Com meu empreendimento quero que as pessoas cheguem e se conectem, tenham novas oportunidades, tanto de emprego quanto de gastronomia”, ele conta. A casa de lanches apresenta o trabalho de diversos moradores da região de Vila Vintém, projetando talentos e criando oportunidades de geração de renda para os moradores de lá.

Marcele Ribeiro, idealizadora da Deliire, empreendimento que ganhou o terceiro lugar na feira, convida todos a mudarem a maneira como percebem o lixo que produzem  – e como se relacionam com ele: “A Deliire quer reciclar a relação das pessoas com o consumo e com os seus resíduos”.

Quem esteve na feira pode conhecer jovens determinados em usar suas capacidades e boas ideias para transformar o futuro de seus territórios.

Conheça mais sobre os vencedores da Feira de Iniciativas MUDA:

Primeiro lugar: Rafael Ramos - CAPS! 

Segundo lugar: Gustavo Gama – Estopim

Terceiro lugar: Marcele Ribeiro – Deliire 

Quarto lugar: Emanoela Tomaz – Enegras 

Quinto lugar: Igor Izzy Moreno – Old & Novo Estúdio 

Prêmio popular: Hilser Ronnie Vieira – Lan House Gourmet 

O Juventude Empreendedora e o Jovens Urbanos são uma iniciativa da Fundação Itaú Social e realização do CIEDS. O Jovens Urbanos conta ainda com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

Autor: Victoria Guimarães